O Dia das Mães é uma data especial para valorizar colaboradoras que conciliam maternidade e carreira — uma jornada muitas vezes marcada por desafios, especialmente em contextos de diferentes configurações familiares.

Em tempos de “famílias mosaico” — aquelas formadas por membros de diferentes relacionamentos — e de múltiplas formas de exercer a maternidade, como adoção, maternidade solo, mães LGBTQIAPN+, avós que assumem o papel de mães, entre outras, o momento representa também uma grande oportunidade para fomentar a inclusão e criar um ambiente de trabalho mais empático e acolhedor. 

De acordo com a pesquisa “Mães 2024”, realizada pela Catho, 69% das empresas não possuem programas para inclusão, reconhecimento e até mesmo capacitação a colaboradoras mães. 

“O mercado ainda caminha devagar quando se trata da inclusão social e do acolhimento da maternidade no ambiente de trabalho. A boa notícia é que essas pautas vêm ganhando força e abrindo espaço para mudanças reais no meio corporativo”, destaca Vanessa Chiarelli Schabbel, diretora-executiva da Bop Comunicação Integrada. Segundo ela, uma visão mais coerente e realista sobre as lutas das mulheres começa a ganhar protagonismo — inclusive com a cobrança por abordagens mais conscientes nas campanhas de Dia das Mães nas empresas. 

Pensando nisso, a especialista listou seis sugestões de ações de endomarketing que contemplam a diversidade da maternidade com sensibilidade e acolhimento. 

  1. Palestra – Desafios contemporâneos da maternidade

Promover palestra com especialista para abordar os desafios contemporâneos da maternidade e diferentes tipos de mães: gestantes, adotivas, solteiras, com deficiência, LGBTQIAP+. “Depoimentos de mães que fogem do padrão “convencional” podem proporcionar reflexões importantes e trazer mais emoção à ação”, opina Vanessa Chiarelli Schabbel, diretora-executiva da Bop Comunicação Integrada.

  1. Quiz da maternidade

Um quiz sobre maternidade e filhos pode ter um tom informativo (ensinar algo sobre a maternidade), reflexivo (despertar emoções e memórias), e até engraçado (algo leve e divertido). Não somente as mães, mas todos os colaboradores da empresa são bem-vindos na dinâmica para que possam compreender a realidade da maternidade.

Ele pode ser feito em um formulário online (Google Forms, Typeform, Quizur) ou num post interativo (stories do Instagram, enquetes). Cinco perguntas com respostas alternativas são suficientes. Inclua um resultado final. 

  1. Sessão de fotos

Convide as mães para levarem seus filhos na empresa. Contrate um fotógrafo e faça uma sessão, que podem ser impressas na hora. Dê de presente às colaboradoras. É uma maneira de engajar mãe e filhos em seu ambiente de trabalho. 

  1. Mãe é quem cuida

“Esta é uma ação para valorizar todas as formas de maternidade: mães biológicas, madrastas, avós que criam netos, mães adotivas, tias que assumem papel materno etc”, avisa a CEO. Os colaboradores devem levar vídeos de pessoas que representam a figura materna para eles. Os vídeos podem ser exibidos num café da manhã especial promovido pela empresa. 

  1. Dia do voluntariado

Organizar uma ação social em alguma entidade que atende mães e seus filhos. Para Vanessa Chiarelli Schabbel, “é uma forma da empresa incentivar o voluntariado e a solidariedade entre seus colaboradores”. Dividir as colaboradoras em equipes e organizar arrecadação de alimentos, brinquedos, roupas, entre outros itens. A equipe que conseguir mais doações ganha um brinde da empresa. Depois é só marcar um dia para visitar a instituição e levar as doações. 

  1. Gincana dos filmes

Exibir cenas curtas de filmes famosos associados à maternidade e pedir que as colaboradoras assinalem o nome do filme. As que tiverem mais acertos, são presenteadas com assinaturas de serviços de streaming de filmes, séries ou músicas. É uma forma descontraída de reunir as mães na empresa.