O Brasil passa por um momento de grande procura por capacitação profissional. Conforme o relatório divulgado pela Coursera, plataforma de aulas online, o país é o líder do ranking de países da América Latina com profissionais proficientes em suas competências e 19º no mundo. Além disso, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que a taxa de trabalhadores com escolaridade superior à exigida por suas áreas aumentou de 26% em 2012 para 38% em 2023. 

Uma tendência observável é o aumento da preferência por cursos na modalidade à distância. Segundo a pesquisa do Skills Outlook Employee View, mais de 80% dos brasileiros preferem cursos online, de curta duração, para se prepararem para o mercado de trabalho. Outro dado que exemplifica esse cenário é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrando que, isso se reflete até nos hábitos de consumo das pessoas, pois 54% de consumidores adquiriram algum tipo de infoproduto (produtos digitais ou serviços vendidos na internet) em 2023. Desses, 32% compraram cursos online, e-books, livros e apostilas. 

“Trata-se de uma busca por capacitação e aperfeiçoamento crescente e com diversas motivações, seja para o desenvolvimento pessoal, profissional ou o aumento de renda. Esse é um movimento observado desde o início do período da pandemia, em 2020, quando houve um intenso movimento de criação e de aulas e trabalhos remotos. Com a permanência das pessoas em casa e a maior disponibilidade de cursos à distância, criou-se a base do que vemos hoje”, comenta Weslei Lima, gestor do Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia. 

Ele complementa dizendo que “dessa forma, mais trabalhadores se qualificaram mais rapidamente e o mercado entendeu isso, subindo a régua da exigência aos profissionais. Assim, entendemos ser preciso aumentar ainda mais a oferta de treinamentos e cursos de capacitação”.

Skills obrigatórias do RH

Cursos de tecnologia ganham protagonismo

Como mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, a busca por cursos na área de tecnologia fica apenas atrás das áreas da saúde e negócios. Já dados do relatório de 2023 da Microsoft e LinkedIn mostram que profissionais não técnicos que utilizam a plataforma de cursos do LinkedIn para procurar qualificação em Inteligência Artificial cresceram 160% nos seis meses anteriores à pesquisa. Além disso, houve aumento de 323% na contratação de profissionais com habilidades em IA nos últimos oito anos. 

“O surgimento das IAs generativas e a popularização dessa ferramenta tem provocado uma mudança no mercado de trabalho. As empresas têm procurado cada vez mais profissionais capazes de contribuir com o surgimento e aperfeiçoamento de novos recursos a fim de tornar as operações mais ágeis e eficientes. Além disso, vale lembrar que isso tem reflexo direto na relação das companhias com seus clientes, o que cria um fluxo contínuo de evolução”, conclui Lima.