Em 2025, 54% dos profissionais querem mudar de emprego, seja para trocar de empresa (69%) ou para fazer uma transição de carreira (31%), segundo uma pesquisa feita pela consultoria de recrutamento Robert Half. Para muitos destes profissionais, o desejo de mudança passa pela conquista de vagas com ares internacionais.
Segundo Samyra Ramos, gerente de marketing da Higlobe, fintech de pagamentos cross-border entre os EUA e profissionais brasileiros, quem quer encontrar uma oportunidade precisa ser estratégico. Embora o mercado de trabalho global valorize a diversidade, é preciso demonstrar com clareza as competências exigidas pelos empregadores estrangeiros.
“Para ser notado pelos recrutadores, é importante demonstrar suas habilidades, experiência e fit cultural com a empresa em todos os pontos de contato. É indicado adaptar o perfil do LinkedIn, personalizar o currículo e a carta de apresentação e caprichar no processo seletivo”, diz Samyra.
Para ser contratado em uma empresa do exterior, a executiva recomenda:
Currículo e carta de apresentação: adapte-os para cada vaga
Para conquistar vagas internacionais, você precisará traduzir seu currículo para o inglês e adaptá-lo ao formato usado no país onde está procurando a oportunidade. Destaque as competências técnicas e habilidades interpessoais logo de início e, em vez de descrever cargos anteriores, explique suas responsabilidades e os resultados conquistados.
Samyra também sugere outra adaptação especial. “Use a tecnologia a seu favor. Quando existem muitos candidatos para uma vaga, a empresa vai usar alguma ferramenta para filtrar centenas de candidaturas em apenas 10 ou 20 pré-selecionados. Por isso, seu currículo precisa ser otimizado para ser lido pelos softwares mais utilizados pelas empresas”, recomenda.
Já para a carta de apresentação, é importante demonstrar interesse pela vaga e relacionar suas qualidades aos objetivos da empresa, evitando modelos genéricos. Seja conciso e não ultrapasse uma página de conteúdo.
Processo seletivo: é preciso ir além do inglês avançado
Não se preocupe tanto com a concorrência — muitos profissionais deixam de aplicar para uma vaga quando percebem que outras dezenas ou centenas de pessoas já se inscreveram, mas isso é um erro. Contudo, se você puder pedir uma recomendação, ela pode aumentar suas chances de participar do processo seletivo.
“Um freelancer precisa entender que, além de demonstrar a qualidade do trabalho, é fundamental cultivar boas relações, pois os contatos podem trazer novas oportunidades, seja por meio da indicação para um projeto freelancer ou na recomendação em um recrutamento”, analisa Samyra.
Se for chamado para uma entrevista, informe-se sobre a empresa e formule perguntas que demonstrem interesse pela vaga, pela cultura corporativa e pelo setor de atuação daquele negócio.
Perfil do LinkedIn: seja encontrado pelas pessoas certas
Muitos recrutadores pesquisam candidatos pelo LinkedIn, por isso, certifique-se de que seu perfil está atualizado com as competências e experiências mais relevantes para o tipo de vaga que você deseja encontrar.
É importante manter o perfil atualizado também em inglês para deixá-lo mais acessível globalmente (você pode ativar a opção de mostrar o perfil em dois idiomas). Além disso, mencione outros idiomas que você fala e o nível de proficiência, incluindo o português, que pode ser do interesse de recrutadores em projetos específicos.
Outra dica para deixar seu perfil no LinkedIn interessante é pedir recomendações dos profissionais que estão em sua rede. “Além do LinkedIn, use outras plataformas para encontrar vagas internacionais e aumentar suas possibilidades de ser encontrado”, conclui a gerente de marketing.