Você já ouviu mais uma palavra de momento: Backlash – retaliação.

É o que está acontecendo com Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e é o que acontece a tudo que fica em exposição, sem solução, acaba incomodando e a reação negativa é “Backlash”!

O porquê da retaliação

O medo de mudança no status quo leva os privilegiados às ações extremas, tais como o apoio às políticas excludentes, normalização dos discursos de ódio e, nas organizações, ações drásticas como os cortes em programas de inclusão e demissão dos profissionais que atuam em DEI.

Muitos de nós pensávamos que as novas gerações, por terem crescido em ambientes mais abertos e conectados em tempo integral, estariam mais propensos às mudanças, mas em toda regra há exceções. E, com a diversidade, não foi diferente, pois uma forte reação negativa à promoção de DEI veio de um não tão jovem, 36 anos, Robby Starbuck maior influenciador antidiversidade na atualidade.

Para que possamos lutar a favor da promoção da DEI, é necessário conhecer minimamente o nosso antagonista para modelar uma estratégia de ação.

Quem é Robby Starbuck?

Ativista conservador, norte-americano, conhecido por sua oposição às políticas corporativas de diversidade, equidade e inclusão.

Ele ganhou notoriedade ao liderar campanhas de pressão contra empresas que adotam práticas de DEI, argumentando que tais práticas promovem divisões sociais e ideologias políticas que “ELE” considera prejudiciais e uma ameaça aos valores tradicionais. 

Possíveis motivações de Robby 

Seu posicionamento é influenciado pelo histórico de vida de sua mãe, uma refugiada cubana que fugiu do regime comunista, o que moldou a visão crítica de Robby sobre ideologias que ele associa ao comunismo. Ele também expressa preocupações de que eventos como o Pride promovam agendas inadequadas para as crianças…

Como Robby constrói a Antidiversidade

Atualmente, ele tem mais de 900 mil seguidores nas redes sociais, mobilizando campanhas de boicote e pressão pública contra empresas que adotam políticas de DEI. Ele divulga informações sobre as práticas dessas empresas e incentiva seus seguidores a protestarem. 

Impacto nas Empresas 

As ações de Starbuck influenciaram várias empresas a ajustarem suas políticas de DEI.

Outras empresas, como Ford, Lowe’s e Harley-Davidson, também revisaram suas políticas em resposta às pressões de Starbuck.

Críticas e Apoios

Acusado de promover discursos de ódio e de atacar iniciativas que visam à inclusão e equidade, pode levar a retrocessos em conquistas sociais importantes e aumentar a polarização.

Robby Starbuck é um polarizador no debate sobre diversidade e inclusão nas empresas, mas seus apoiadores o consideram defensor de valores tradicionais. Fontes: Gazeta do Povo I Gazeta News  I Folha de São PauloI Financial Times

Ele  vem dedicando sua vida ao ataque ao que chama de pautas “woke”, explorando as redes sociais para atrair atenção, seja contra o uso de vacinas e máscaras durante o pior período da Covid, seja para chamar a crise climática de fake news.

Sua perseguição estendeu-se a outras empresas com programas consolidados de DEI, tais como a Ford, Caterpillar, Toyota e Boeing.

A Nissan também recuou em suas práticas de DEI após uma campanha de Robby pressionando a empresa.

O que os influenciadores não divulgam

Não lhes interessa, nem um pouco, falar a verdade sobre a mudança na trajetória DEI, como fez o McDonald’s, que agora vai estar mais focado em desenvolver e reter talentos para garantir esse ambiente inclusivo, do que contratar.

McDonald’s tem 50% de liderança feminina, 50% de negros na alta liderança e uma cadeia de fornecedores na qual reina a diversidade. E, vale a pena conhecer as ações da Arcos Dorados, sob a liderança de Fábio Sant’Anna.

Brasil, Diversidade, Retrocesso 

O efeito Reverso da Retaliação

DEI nunca foi tão pautada em todas as rodas de conversa, eventos de todos os formatos e mídia social. Além disso, aqui tivemos a Lei de Cotas, reformulada em novembro de 2023, tornando-se cláusula pétrea:

O Manifesto Empresarial

700 empresas com presença no Brasil divulgaram um manifesto conjunto reafirmando seu compromisso com a diversidade. Entre elas, quase 500 grandes organizações – como Bayer, Danone, Gerdau, Natura, Nestlé, Volkswagen e Unilever.

Divulgado no final de janeiro de 2025, o documento foi uma resposta direta às medidas anti-DEI adotadas nos Estados Unidos.

O manifesto reafirma o compromisso das empresas signatárias com a construção de ambientes de trabalho inclusivos e diversos, destacando que representatividade e performance caminham juntas.

As organizações enfatizam que a diversidade é um elemento essencial para a inovação, resiliência e melhores resultados nos negócios. Fonte: UOL Noticias

A Construção do Ódio

O ódio a pessoas diferentes pode surgir por diversos fatores:

  • Medo do desconhecido,
  • Necessidade de ordem e segurança,
  • Preconceitos e estereótipos,
  • Insegurança e baixa autoestima,
  • Transtornos de personalidade,
  • Experiências passadas negativas,
  • Falta de empatia.

Assim sendo, concluo que torna-se necessário realizar um estudo apurado dessas pessoas antidiversidade, para traçar um plano de ação contra o “Backlash”. 

Por Jorgete Lemos, CEO da Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços – Consultoria Organizacional. É uma das Colunistas do RH Pra Você. O conteúdo desta coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.