Um dos desafios das organizações está em aprender a criar uma cultura que promova a segurança psicológica e fortaleça um ambiente de confiança, onde os colaboradores se sintam seguros, pertencentes e engajados.

Recentemente, em uma formação de liderança que eu estava facilitando, perguntei: “Quais habilidades vocês gostariam que um colaborador tivesse para trabalhar em seu time?” Das variadas respostas que apareceram, uma se repetiu: “que a pessoa seja protagonista”.

Um ponto importante sobre o protagonismo é saber que, para que uma pessoa adote essa postura, ela precisa sentir que está psicologicamente segura e inserida em um ambiente de confiança.

A confiança no líder, na organização e nos colegas ajuda o profissional a ser mais participativo, a compartilhar ideias, preocupações, receios, críticas e dúvidas — atitudes que contribuem para construções em grupo e tomadas de decisão mais efetivas.

Para Amy Edmondson, professora da Harvard Business School, “segurança psicológica é quando nos sentimos seguros para sermos sinceros em um ambiente onde há respeito e confiança. É também quando temos vontade de nos envolver em conflitos produtivos.”

Podemos entender que se trata de um ambiente onde uma pessoa se sente segura para se desafiar, tomar decisões que envolvem riscos interpessoais, evoluir na colaboração sem medo de julgamentos, disposta a discutir ideias e sem receio de sofrer represálias por se expressar. Isso favorece relações mais saudáveis e times mais criativos.

Reforçar esse tema na empresa vai além de ações que promovam o bem-estar ou ambientes “alegres”. É algo que líderes e organizações precisam compreender em sua profundidade, conectando-se aos desafios e vulnerabilidades envolvidos. É necessário dedicar-se ao aprendizado sobre comportamento humano e ter a intenção genuína de impactar positivamente o desenvolvimento dos times. A construção dessa cultura deve ser feita em parceria com a organização, por meio de uma estratégia intencional de desenvolvimento da segurança psicológica no ambiente de trabalho.

Veja algumas atitudes que ajudam a criar ambientes confiáveis na organização:

  • Favorecer a colaboração: desenvolver em si e em sua equipe a capacidade de colaboração, participação e construção conjunta. Saber reconhecer as forças do time e atuar proativamente nas vulnerabilidades.
  • Favorecer discussões produtivas: respeitar a diversidade de ideias e inspirar as pessoas a trazerem suas visões com autenticidade para os debates.
    Adotar uma postura de Líder Coach: ser um facilitador de aprendizados, saber fazer perguntas estratégicas que gerem construções positivas.
  • Promover a comunicação assertiva: ampliar a escuta ativa e a clareza na comunicação com pares e equipes.
  • Focar na solução: priorizar soluções e aprendizados em vez de buscar culpados. Entender que falhas podem acontecer, e que, com cuidado e reflexão, são oportunidades valiosas de crescimento.
  • Alinhar expectativas: conversar com os integrantes do time em vez de fazer suposições. Mesmo em situações complexas ou com pessoas desafiadoras, com preparo e método, as conversas se tornam ferramentas poderosas de alinhamento e orientação.
  • Fortalecer a cultura de feedback: construir uma cultura de desenvolvimento contínuo que utilize feedback (foco no passado) e feedforward (foco no futuro), ampliando o entendimento do colaborador sobre sua performance, suas emoções e percepções sobre o trabalho.
  • Realizar pesquisas de verificação: em parceria com o RH, aplicar pesquisas e acompanhar indicadores que sinalizem como os colaboradores se sentem em relação à segurança psicológica e à confiança no ambiente corporativo. Com esses dados, é possível traçar estratégias mais eficazes.

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à forma como as pessoas interagem dentro dela. A segurança psicológica é essencial para uma liderança humanizada e orientada a resultados. O líder desempenha o papel de facilitador nesse processo, que traz inúmeros benefícios para a equipe, a liderança e a organização. Quando essa construção é positiva, o ambiente de trabalho se torna mais confiável, com relações saudáveis e resultados mais produtivos.

Melissa Kotovski, Fundadora e Diretora da MCK Educação e Desenvolvimento. Estrategista de carreira e negócios, palestrante e mentora de carreira e de líderes. É um das Colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.