A geração Z e sua importância no mercado de trabalho na indústria de games
Segundo o relatório ‘Tendências de Gestão de Pessoas‘, do Ecossistema Great People & GPTW, 51,6% do mercado de trabalho afirma ter algum tipo de dificuldade para lidar com as diferentes gerações no mundo corporativo, incluindo a geração Z. Não é de hoje que temos acompanhado intensos debates sobre o papel das gerações, especialmente da geração Z, no mercado de trabalho e os desafios enfrentados pelos conflitos geracionais no dia a dia corporativo.
Neste cenário, muitos líderes podem se questionar: como podemos aumentar o engajamento da geração Z, grupo este que agora está dominando o mercado de trabalho? Um ótimo primeiro passo para isso seria investir em uma equipe inclusiva e diversa que abrace diferentes tipos de vozes e experiências.
Geração Z: tecnologia, games e diversidade no trabalho
Essa nova geração busca por oportunidades que estejam alinhadas aos seus valores e gostos. Trago aqui um exemplo clássico de um setor que está em constante expansão. Por esse motivo, ele tem atraído o olhar da geração Z, que já nasceu apaixonada por tecnologia e games.
De acordo com um recente relatório da Twitch, essa parcela da população costuma passar, em média, sete horas por semana jogando. Dentre os 100 jovens, 77 afirmaram optar por dispositivos móveis, embora os tradicionais consoles e PCs ainda estejam desempenhando um papel importante no setor.
Esses jovens encontraram no universo gamer a oportunidade de desenvolver melhor as suas habilidades sociais, emocionais e até mesmo profissionais. Um espaço de valiosos descobrimentos, desenvolvimento e que abre portas para um olhar mais aguçado para questões importantes da sociedade em si.
Como reflexo disso, não é à toa que muitos dos universos que mais chamam a atenção de jovens profissionais englobam a área de tecnologia. Por exemplo, o desenvolvimento de games e o web design se destacam, de acordo com a pesquisa ‘GenZ além dos rótulos’, publicada pelo Instituto da Oportunidade Social (IOS).
Afinal, setores como esse têm se tornado cada vez mais diversos, incorporando novas expressões de gênero, sexualidade e até mesmo etnias. Por essa razão, é isso que esta parcela da população constantemente procura. Além disso, eles chegaram para mostrar que saúde mental e trabalhar com o que se gosta são fatores essenciais. Dessa forma, ter um equilíbrio maior entre a vida profissional e, claro, fazer algo com propósito, é a melhor saída para o crescimento profissional.
Geração Z e a inovação, liderança e impacto no mercado
Assim, a geração Z chega para mudar o mercado como um todo, trazendo um olhar mais qualificado para a organização de uma companhia, desde o processo de construção de equipe até mesmo a entrega final de um produto para o público. E ouso dizer que têm a chave de assumir futuramente grandes cargos importantes e, consequentemente, se tornarem grandes líderes futuramente.
Ela chegou para mostrar que diferentes áreas precisam começar a olhar para o universo gamer com um olhar diferente e isso envolve os mais diferentes setores, como é o caso do de anúncios, por exemplo. Hoje, grandes marcas como Samsung e Red Bull já notaram como essa área abre portas para gerar novos tipos de conexões. Pesquisas como Game Brasil apontam que 57% optam por comprar produtos de empresas que atuam com o mercado de games e 65,3% acreditam que elas precisam falar sobre a cultura gamer.
Não é à toa que, atualmente, minha equipe é composta por 40% de profissionais da geração Z. Eles me ajudam a olhar para o mercado de uma maneira diferente, mais atual e inclusiva. Por isso, estão sempre antenados com o que está acontecendo e contribuem com bons insights.
Como resultado, sigo otimista para os desafios atuais e futuros que estão por vir. Tenho plena confiança do que eles serão capazes de realizar, tanto no mercado de games quanto no futuro do mercado de trabalho.
Por Gui Barbosa, Diretor de Parcerias da Gamers Club. Executivo da industria de games com vivência em desenvolvimento de negócios e parcerias estratégicas. Focado em dados e KPIs, mas com coração de gamer desde sempre, trilhou uma carreira do mundo financeiro ao mundo dos games com curiosidade e tomada de decisões. Além disso, desenvolveu uma network abrangente de parceiros e membros da comunidade no mercado de jogos. Experiências profissionais marcantes incluem liderar iniciativas para empresas como TikTok (ByteDance), PUBG (Krafton), ESL (esports) e bayz (web3) no Brasil e América Latina.
🎧 Ouça o episódio 155 do RH Pra Você Cast: “O impacto da Geração Z nas relações de trabalho”.
Esteja pronto para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que essa nova realidade nos apresenta. Afinal, a colaboração entre gerações é o caminho para um ambiente de trabalho mais rico e produtivo.
A dinâmica do ambiente de trabalho está em constante evolução, e hoje, mais do que nunca, essa transformação é evidente com a coexistência de quatro gerações distintas no mundo corporativo. Assim, neste episódio do RH Pra Você Cast, exploramos o impacto significativo que a Geração Z tem nas relações de trabalho. Com efeito, vamos mergulhar nesse tema e entender como líderes e profissionais de RH podem se adaptar para melhor atender às necessidades dessa nova geração.
A Geração Z: Quem São Eles?
- Introdução à Geração Z: A Geração Z, composta por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010, traz consigo uma mentalidade única. Sobretudo são nativos digitais, cresceram em um mundo conectado e têm expectativas diferentes em relação ao trabalho e à vida profissional.
- Desafios e Reflexões: Esses jovens questionam o status quo, valorizam a diversidade e buscam propósito em suas carreiras. Com efeito, como as empresas podem se adaptar a essas características e criar um ambiente inclusivo e inspirador?
O Papel da Gestão de Pessoas
- Compreendendo as Expectativas: A gestão de pessoas precisa ir além das políticas tradicionais. Assim, é fundamental entender o que a Geração Z busca em um emprego: flexibilidade, desenvolvimento contínuo e um propósito alinhado aos seus valores.
- Parceiros Estratégicos: Para ser eficaz, a gestão de pessoas deve se tornar um verdadeiro parceiro estratégico para esses jovens profissionais. Isso envolve oferecer oportunidades de aprendizado, feedback construtivo e um ambiente que promova a colaboração.
Conversa com a Especialista
Neste episódio, tivemos o privilégio de conversar com a doutora Thaís Giuliani, especialista em Geração Z. Com efeito, ela compartilhou insights valiosos sobre como as empresas podem atrair, reter e desenvolver jovens talentos. Além disso, Thaís é consultora, mentora, escritora e criadora da plataforma Geração Zimago.
Portanto, se você quer entender melhor como a Geração Z está moldando o futuro do trabalho e como sua empresa pode se preparar para essa mudança, não deixe de ouvir o episódio completo!
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